Minha História

Quem sou?

Meu nome é Gustavo Farias, Brasileiro, Paraibano, 38 anos, esposo de Sthefany, pai de Lucca e Lis. Fundador do Você Gerente, Proj4me e Omni Academy. Apaixonado por jogar Tênis, fazer trilhas de Quadriciclo, sair com os amigos e viajar.


Formado em Ciência da Computação, me especializei em Gestão de Projetos (certificado PMP) e com isso tenho trabalhado há mais de 14 anos, gerenciando projetos simples e complexos, locais e multiculturais, de pequenas empresas a multinacionais do Brasil, Portugal e Suíça. Minha trajetória foi marcada por estratégia e ousadia, acelerando promoções e indo de estagiário na Accenture do Brasil a executivo na Europa na metade do tempo médio do mercado. Esta carreira acentuada mudou a minha vida e me fez prosperar muito rápido. Decidi então ajudar outros profissionais a conseguirem o mesmo.


Sete anos depois, são mais de 450 mil alunos em cursos online relacionados a Liderança e Gestão de Projetos. Profissionais que buscavam crescer, mas não sabiam como. Que vestiam a camisa da empresa, mas ficavam presos em cargos técnicos. Hoje, estas pessoas têm um mentor, que inspira e dá clareza sobre o que fazer para escalar rapidamente da base para o topo da hierarquia, sendo um profissional reconhecido, bem remunerado e desejado pelas empresas.


Que sou eu? Um acelerador de carreiras.

Gestor de Projetos há mais de 14 anos

Hoje, posso afirmar que conquistei tudo o que sonhei e coloquei como objetivo no início da minha carreira. Conquistei a liberdade financeira, geográfica, de tempo, tive uma carreira internacional de sucesso e me tornei alguém relevante no mercado da Gestão de Projetos. Sem falar das grandes parcerias, amizades e uma imensa bagagem cheia de histórias para contar.


O resultado de tantos anos de vivência em campo de batalha, culminou em um método que eu desenvolvi, que já ajudou mais de 450 mil profissionais a serem promovidos mais rapidamente em suas empresas: o Método G6.

Travado em TUDO


Mas nem tudo são flores na vida de um profissional. Principalmente quando ele está no início da sua carreira, sem qualquer clareza sobre no que investir pra crescer na pirâmide das empresas, em direção aos melhores cargos e salários.


O problema disso é que a falta de clareza funciona como uma venda em nossos olhos. O profissional iniciante fica ali focando todos os dias apenas em cumprir com as tarefas que lhe passam na empresa, esperando um dia ser promovido.


E comigo não foi diferente. Ainda durante a graduação, enquanto trabalhava em um laboratório da faculdade, eu apenas cumpria as tarefas que me passavam, até que o dia acabasse. Foi quando no terceiro período da graduação eu tomei a decisão de que iria abraçar a Gestão de Projetos. Eu tive líderes inspiradores que me fizeram ter vontade de ser como eles no futuro.


O problema é que eu era travado em tudo! Eu era totalmente tímido. Era ruim de comunicação e não tinha perfil de líder. Falar diante de 2 ou 3 pessoas, pra mim, era um pesadelo. Como alguém assim pode decidir que quer ser Gerente de Projetos um dia?


Renascimento


Foi aí que eu tive um "estalo". Eu pensei: "Se o que eu quero é ser um Gestor de alto nível e trabalhar em grandes empresas, quanto antes eu começar a investir nos conhecimentos, habilidades e competências necessários pra isso, mais preparado eu chegarei no mercado de trabalho".


Foi aí que eu comecei a buscar desenvolver o que hoje eu chamo de "as 06 forças da gestão", que são: Gestão de Projetos, Liderança, Comunicação, Escuta Ativa, Negociação e Produtividade Pessoal.


Eu comecei pela comunicação, buscando oportunidades de destravar a minha. Fui monitor em disciplinas, dei aulas particulares, levantei a mão na hora de fazer perguntas nas aulas, fui o primeiro a querer apresentar o trabalho e a falar pro aniversariante na hora do discurso. Eu literalmente enfrentei o meu maior pesadelo!


O que aconteceu foi o óbvio: eu destravei completamente a minha comunicação. O segredo simplesmente está no óbvio. Você tem consciência do problema, depois se prepara, depois enfrenta e depois você não tem mais aquele problema.


Fiz o mesmo para as demais forças da gestão. Aliás, faço até hoje, sempre buscando aperfeiçoá-las em mim.


Foi com essa estratégia que eu me formei programador, porém, ainda no primeiro ano como profissional, fui promovido pra líder. A partir daí, nunca mais programei. Fui sendo promovido para os níveis acima até que, 8 anos depois, eu havia saído de estagiário na Accenture do Brasil para executivo em empresas europeias.


Foram inúmeros os desafios, frios na barriga, medo do novo... eu tive que evoluir meu inglês em tempo recorde; eu liderei times multiculturais; eu migrei de área, saindo da TI (área de origem) para gerenciar projetos de arquitetura, engenharia, carsharing e outras. Foi uma experiência completa e marcante.


Criando um Legado


Eu já trabalhei por necessidade, oportunidade e também por propósito. E a partir da minha jornada no campo de batalha, eu quero mostrar para as pessoas que, em meio ao caos, há uma saída, uma luz no fim do túnel.


TUDO É TREINÁVEL


E por isso, Tal como eu, elas podem desenvolver as habilidades e competências dos próximos níveis e, assim, acelerar o seu crescimento nas empresas e realizar seus sonhos profissionais e pessoais.


Por isso, produzo conteúdos gratuitos e de alto valor todos os dias, para que as pessoas possam se inspirar, aprender e colocar em prática o que ensino. Dessa forma, mudamos não só a vida do profissional, mas também a vida dos seus familiares. E é assim que eu quero atingir não 450 MIL, não 1 milhão, mas ao menos 10 milhões de profissionais com os meus treinamentos.



Uma frase que representa Gustavo


“Pessoas de sucesso fazem todos os dias

o que pessoas sem sucesso fazem de vez em quando.”

Ver detalhes
- +
Esgotado